domingo, 28 de abril de 2013



El Diario – 28/04/2013

HÁ VINTE ANOS ATRÁS VOOU O PRIMEIRO AVIÃO CONSTRUÍDO NA BOLÍVIA


Ramiro Molina Alanes
 
Faz exatamente duas décadas, o histórico 14 de abril de 1993, em um ambiente de inusitada expectativa e incerteza, o “Huayna” FAB-X02, primeira aeronave construída pela Força Aérea Boliviana, realizou com êxito seu primeiro voo oficial, concretizando dessa maneira um grande anseio institucional e assentando as bases da aclamada indústria aeronáutica, pilar fundamental do poder aéreo nacional.

Esta aeronave de corte experimental que constituía o que havia de mais recente da tecnologia aérea moderna, tanto pelo material inovador utilizado em sua construção, como por sua moderna aparelhagem digital, foi o fruto do projeto “Lancair 360”, que emergiu de forma promissora em 1989; mas que deu seu primeiro passo decisivo em 1991, com a chegada a nosso país, do respectivo kit deste protótipo, desenhado e concebido nos Estados Unidos e dotado de um motor Lycoming I0-360 de 180 H.P.

Desta maneira, em um precário ambiente que se atribuiu para o projeto no prédio do ex - Politécnico Militar de Aeronáutica da Base aérea de El Alto, se iniciaram os trabalhos de construção do singular avião, a cargo dos suboficiais Rafael Céspedes Escóbar e Ángel Iriarte Lima, aerotécnicos destacados da instituição, dirigidos pelos capitães Renán Julio Calleja y José Luis Murillo Pacheco, eminentes engenheiros em eletrônica e aeronáutica, respectivamente.

O trabalho foi árduo e complexo, visto que pela primeira vez foram utilizados na construção da estrutura materiais compostos de aviação, com o “kevlar e o nómex”, assim como fibras de vidro e carbono, aos quais não estavam habituados nossos técnicos e que requeriam de processos sumamente delicados e especiais; todavia através dos respectivos manuais e sobretudo, demonstrando profissionalismo, empenho, iniciativa e criatividade, proverbiais qualidades que caracterizam ao aerotécnico boliviano, foi concretizada paulatinamente, mas dentro dos termos da primeira fase, a difícil construção da aeronave.

Contornando dificuldades de toda espécie, até os receios e critérios pessimistas, tanto de autoridades, quanto de pessoas propensas à padrões conservadores, em agosto de 1992, a aeronave estava pronta para empreender o esperado voo de prova; mas por indecisões e desconfianças infundadas, não se pôde concretizar esta etapa fundamental de toda aeronave.

Tiveram que passar sete longos meses, até que em 15 de fevereiro de 1993, por insistência do pessoal que interveio com afinco e ilusão no projeto, se realizou com resultados para lá de satisfatórios, o ansiado voo de prova, a cargo do piloto fundamental ao projeto, Cap. Av. Javier García Soruco, exímio aviador da bizarra especialidade de caça; embora o voo tivesse durado somente dois minutos, teve a virtude de demonstrar objetivamente que estava em condições de operar com segurança e normalidade.

O histórico 14 de abril de 1993, diante de um generoso público composto por autoridades militares, representantes da imprensa e o pessoal da instituição, o Lancair 360, ao qual se denominou “Huayna” FAB-X02(1) decolou da pista principal do Aeroporto Internacional de El Alto, seguido de um “avião enfermeiro”, no qual tiveram a oportunidade de embarcar alguns jornalistas ansiosos por cobrir o sensacional voo.

O “Huayna” , ao comendo do Cap. Javier García Soruco e o Cap. Eng. José Luis Murillo Pacheco, voou majestosamente pelos ares diante da inocultável falatório de todos que se deram ao projeto na plataforma do Grupo Aéreo de Caça “31”. A aeronave cruzando graciosamente os diáfanos céus de El Alto, não só realizou várias passadas sobre o público, como também realizou arriscadas manobras acrobáticas que demonstraram ampla e objetivamente a excepcional performance desta aeronave construída em nosso país integralmente por mãos bolivianas e sem assessoramento estrangeiro.

Depois de uma aterrissagem impecável, a aeronave se dirigiu aos prédios do GAC31, aonde se encontrava o entusiasmado público que ovacionou freneticamente os tripulantes.

Este inédito evento de nossas alas militares foi concluído com um ato solene no salão VIP da unidade, onde o Comandante Geral da Força Aérea Boliviana, Gral. Fza. Aé. Fernando Sanjinés Yánez, impôs aos oficiais e suboficiais brilhantemente envolvidos na concretização do projeto, a condecoração “Al Mérito Aeronáutico”, máxima expressão de nossa aviação militar.

Depois de ser provado nos diferentes ambientes de nosso variado território geográfico, por um incidente fortuito e alheio, o venerávell “Huayna”, suscitado no aeroporto “El Trompillo” da cidade de Santa Cruz, o FAB-02 deixou de operar e atualmente se encontra como material de estudo e prática no Politécnico Militar de Aeronáutica da capital do vale.

Como homenagem a esta histórica data, o Centro de Indústria e Aeronáutica da Força Aérea Boliviana “ Cnl. DEMA Renán Julio Calleja”, comemora seu aniversário em 14 de abril.

*O autor é Acadêmico de Número da Academia Boliviana de História Militar.

 Postado por: Mariana Roriz.

Fonte:<http://www.eldiario.net/noticias/2013/2013_04/nt130423/nuevoshorizontes.php?n=2&-hace-20-anios-volo-el-primer-avion-construido-en-bolivia>



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