El Diario – 28/04/2013
HÁ VINTE ANOS ATRÁS VOOU O PRIMEIRO
AVIÃO CONSTRUÍDO NA BOLÍVIA
Faz exatamente duas
décadas, o histórico 14 de abril de 1993, em um ambiente de inusitada
expectativa e incerteza, o “Huayna” FAB-X02, primeira aeronave construída pela
Força Aérea Boliviana, realizou com êxito seu primeiro voo oficial,
concretizando dessa maneira um grande anseio institucional e assentando as
bases da aclamada indústria aeronáutica, pilar fundamental do poder aéreo
nacional.
Esta aeronave de corte experimental
que constituía o que havia de mais recente da tecnologia aérea moderna, tanto
pelo material inovador utilizado em sua construção, como por sua moderna
aparelhagem digital, foi o fruto do projeto “Lancair 360”, que emergiu de forma
promissora em 1989; mas que deu seu primeiro passo decisivo em 1991, com a
chegada a nosso país, do respectivo kit deste protótipo, desenhado e concebido
nos Estados Unidos e dotado de um motor Lycoming I0-360 de 180 H.P.
Desta maneira, em um
precário ambiente que se atribuiu para o projeto no prédio do ex - Politécnico
Militar de Aeronáutica da Base aérea de El Alto, se iniciaram os trabalhos de
construção do singular avião, a cargo dos suboficiais Rafael Céspedes Escóbar e
Ángel Iriarte Lima, aerotécnicos destacados da instituição, dirigidos pelos
capitães Renán Julio Calleja y José Luis Murillo Pacheco, eminentes engenheiros
em eletrônica e aeronáutica, respectivamente.
O trabalho foi árduo e
complexo, visto que pela primeira vez foram utilizados na construção da estrutura
materiais compostos de aviação, com o “kevlar e o nómex”, assim como fibras de
vidro e carbono, aos quais não estavam habituados nossos técnicos e que
requeriam de processos sumamente delicados e especiais; todavia através dos
respectivos manuais e sobretudo, demonstrando profissionalismo, empenho,
iniciativa e criatividade, proverbiais qualidades que caracterizam ao
aerotécnico boliviano, foi concretizada paulatinamente, mas dentro dos termos
da primeira fase, a difícil construção da aeronave.
Contornando dificuldades
de toda espécie, até os receios e critérios pessimistas, tanto de autoridades,
quanto de pessoas propensas à padrões conservadores, em agosto de 1992, a
aeronave estava pronta para empreender o esperado voo de prova; mas por
indecisões e desconfianças infundadas, não se pôde concretizar esta etapa
fundamental de toda aeronave.
Tiveram que passar sete
longos meses, até que em 15 de fevereiro de 1993, por insistência do pessoal
que interveio com afinco e ilusão no projeto, se realizou com resultados para lá
de satisfatórios, o ansiado voo de prova, a cargo do piloto fundamental ao
projeto, Cap. Av. Javier García Soruco, exímio aviador da bizarra especialidade
de caça; embora o voo tivesse durado somente dois minutos, teve a virtude de demonstrar
objetivamente que estava em condições de operar com segurança e normalidade.
O histórico 14 de abril de
1993, diante de um generoso público composto por autoridades militares,
representantes da imprensa e o pessoal da instituição, o Lancair 360, ao qual
se denominou “Huayna” FAB-X02(1) decolou da pista principal do Aeroporto
Internacional de El Alto, seguido de um “avião enfermeiro”, no qual tiveram a
oportunidade de embarcar alguns jornalistas ansiosos por cobrir o sensacional
voo.
O “Huayna” , ao comendo do
Cap. Javier García Soruco e o Cap. Eng. José Luis Murillo Pacheco, voou
majestosamente pelos ares diante da inocultável falatório de todos que se deram
ao projeto na plataforma do Grupo Aéreo de Caça “31”. A aeronave cruzando
graciosamente os diáfanos céus de El Alto, não só realizou várias passadas
sobre o público, como também realizou arriscadas manobras acrobáticas que
demonstraram ampla e objetivamente a excepcional performance desta aeronave
construída em nosso país integralmente por mãos bolivianas e sem assessoramento
estrangeiro.
Depois de uma aterrissagem
impecável, a aeronave se dirigiu aos prédios do GAC31, aonde se encontrava o
entusiasmado público que ovacionou freneticamente os tripulantes.
Este inédito evento de
nossas alas militares foi concluído com um ato solene no salão VIP da unidade,
onde o Comandante Geral da Força Aérea Boliviana, Gral. Fza. Aé. Fernando
Sanjinés Yánez, impôs aos oficiais e suboficiais brilhantemente envolvidos na
concretização do projeto, a condecoração “Al Mérito Aeronáutico”, máxima
expressão de nossa aviação militar.
Depois de ser provado nos
diferentes ambientes de nosso variado território geográfico, por um incidente
fortuito e alheio, o venerávell “Huayna”, suscitado no aeroporto “El Trompillo”
da cidade de Santa Cruz, o FAB-02 deixou de operar e atualmente se encontra
como material de estudo e prática no Politécnico Militar de Aeronáutica da
capital do vale.
Como homenagem a esta
histórica data, o Centro de Indústria e Aeronáutica da Força Aérea Boliviana “
Cnl. DEMA Renán Julio Calleja”, comemora seu aniversário em 14 de abril.
*O autor é Acadêmico de Número da
Academia Boliviana de História Militar.
Postado por: Mariana Roriz.
Fonte:<http://www.eldiario.net/noticias/2013/2013_04/nt130423/nuevoshorizontes.php?n=2&-hace-20-anios-volo-el-primer-avion-construido-en-bolivia>
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