domingo, 7 de abril de 2013

Carnaval no Canadá



O “Carnaval de Québec” geralmente acontece entre o final de janeiro até o meio de fevereiro. E vem justamente da tradição dos colonos franceses de se prepararem para a quaresma. O Quebec foi colonizado pela França, que é católica, ao contrário do resto do Canadá que foi colonizado pelos ingleses que são protestantes. Por isso lá, no Quebec, a tradição da quaresma é “mais forte” implicando assim em um carnaval.
 Ao contrário do nosso carnaval que geralmente conta com sol quente lá no Quebec o carnaval conta com neve. Mas isso não tira o brilho e nem o charme. Tanto é que é considerado o maior carnaval de inverno do mundo.
E a população conta com várias trações. As atrações mais famosas são as paradas lideradas pelo mascote oficial Bonhomme. O desfile passa por locais decorados com luzes e esculturas de gelo (que é outro ponto forte da festança). Muitas festas acontecem ao ar livre o que significa pessoas dançando e comemorando em temperaturas abaixo de zero. Esqui, snowboard,  guerra de bola de neve, esculturas e bonecos de gelo e muito mais movimenta a população.
A festa de abertura e encerramento acontecem no Palácio de Gelo, que é um palácio todo feito de gelo. Também acontece um concurso de escultura de gelo entre competidores de todo o Canadá. Ocorrem torneios de esportes de inverno. Uma das principais figuras é o Bonhomme que como a tradução sugere significa “Homem Bom”.

Fonte:carnaval.qc.ca/en/

Por: Marcelo Nunes




Nenhum comentário:

Postar um comentário