domingo, 7 de abril de 2013


Energia da Venezuela... ...e do mundo



O consumo mundial de petróleo no mundo é grande, só em 2012 a previsão feita pela OPEP para o consumo diário do recurso era estimado em 88,76 milhões de barris (MDB). A crise econômica deixou este valor de consumo um pouco menor, mas, como se pode ver nos números descritos o valor que foi menor, continua bem grande.
Diante disso a Venezuela, país da América do Sul, se coloca num quadro favorável, por possuir, sozinha, grandes reservas deste produto ainda in natura. De acordo com a OPEP, em 2010 o país chegou a ultrapassar, no ranking de maiores reservas, a Arábia Saudita, portando, em 2010, reservas de 296,5 mil  milhões de barris. 
A empresa responsável pela produção do Petróleo no país (PDVSA) é estatal, e o papel da empresa é bem desempenhada em âmbito interno, grande parte dos lucros são empregados no próprio país. Algo que se pode destacar desse status venezuelano é a "troca" que a Venezuela faz com Cuba, a Venezuela oferece petróleo e Cuba,  e esta lhe oferece serviços ( professores, médicos  dentistas, entre outros). Isso muito incomoda a política de embargo à Cuba dos Estados Unidos. 
Não obstante, os maiores parceiros comerciais do país são os Estados Unidos, o Brasil, Colômbia e China. Vale ressaltar que com a entrada do país no Mercosul houveram acertos entre a Venezuela e o Brasil, para aumentar a venda de petróleo para o Brasil. Com o objetivo de equilibrar a balança comercial entre os dois países que ainda é deficitária para a Venezuela.
o petróleo está longe de ser substituído como principal fonte de energia mundial, e o crescimento dos países demandam mais e mais energia. Venezuela está então em bons lençóis se souber administrar bem o que tem e procurar os parceiros certos para e exploração do recurso. 

Por: Anna Lídia Estrela Costa
Principais fontes: < http://www.pdvsa.com/>


Nenhum comentário:

Postar um comentário