domingo, 28 de abril de 2013



Líder de seita acusado de matar bebê é alvo de busca internacional

A polícia chilena entrou com um mandado de busca internacional contra o suposto líder de seita religiosa que foi acusado de queimar um bebê recém-nascido no que seria um “ritual de cura”.

O acusado Ramon Gustavo Gaete, está foragido desde fevereiro e foi visto antes de viajar para o Peru, na qual teve como propósito adquirir plantas usadas para fazer ayahuasca, um chá alucinógeno – o mesmo conhecido no Brasil como chá do Daime.

O mandado de busca internacional foi feito depois do anúncio de que quatro participantes da seita foram encontrados, na qual se fazia representar, a mãe da criança, Natalia Guerra que foi presa no chile.

Foi um caso que gerou muita polemica no país, pois o bebê tinha apenas três dias de vida e logo foi jogado em uma fogueira no mês de novembro, na localidade de Colligua, supostamente porque os integrantes da seita acreditavam que a criança seria o “anticristo”.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/lider-de-seita-acusada-de-matar-bebe-e-alvo-de-busca-internacional.html


El Diario – 28/04/2013

HÁ VINTE ANOS ATRÁS VOOU O PRIMEIRO AVIÃO CONSTRUÍDO NA BOLÍVIA


Ramiro Molina Alanes
 
Faz exatamente duas décadas, o histórico 14 de abril de 1993, em um ambiente de inusitada expectativa e incerteza, o “Huayna” FAB-X02, primeira aeronave construída pela Força Aérea Boliviana, realizou com êxito seu primeiro voo oficial, concretizando dessa maneira um grande anseio institucional e assentando as bases da aclamada indústria aeronáutica, pilar fundamental do poder aéreo nacional.

Esta aeronave de corte experimental que constituía o que havia de mais recente da tecnologia aérea moderna, tanto pelo material inovador utilizado em sua construção, como por sua moderna aparelhagem digital, foi o fruto do projeto “Lancair 360”, que emergiu de forma promissora em 1989; mas que deu seu primeiro passo decisivo em 1991, com a chegada a nosso país, do respectivo kit deste protótipo, desenhado e concebido nos Estados Unidos e dotado de um motor Lycoming I0-360 de 180 H.P.

Desta maneira, em um precário ambiente que se atribuiu para o projeto no prédio do ex - Politécnico Militar de Aeronáutica da Base aérea de El Alto, se iniciaram os trabalhos de construção do singular avião, a cargo dos suboficiais Rafael Céspedes Escóbar e Ángel Iriarte Lima, aerotécnicos destacados da instituição, dirigidos pelos capitães Renán Julio Calleja y José Luis Murillo Pacheco, eminentes engenheiros em eletrônica e aeronáutica, respectivamente.

O trabalho foi árduo e complexo, visto que pela primeira vez foram utilizados na construção da estrutura materiais compostos de aviação, com o “kevlar e o nómex”, assim como fibras de vidro e carbono, aos quais não estavam habituados nossos técnicos e que requeriam de processos sumamente delicados e especiais; todavia através dos respectivos manuais e sobretudo, demonstrando profissionalismo, empenho, iniciativa e criatividade, proverbiais qualidades que caracterizam ao aerotécnico boliviano, foi concretizada paulatinamente, mas dentro dos termos da primeira fase, a difícil construção da aeronave.

Contornando dificuldades de toda espécie, até os receios e critérios pessimistas, tanto de autoridades, quanto de pessoas propensas à padrões conservadores, em agosto de 1992, a aeronave estava pronta para empreender o esperado voo de prova; mas por indecisões e desconfianças infundadas, não se pôde concretizar esta etapa fundamental de toda aeronave.

Tiveram que passar sete longos meses, até que em 15 de fevereiro de 1993, por insistência do pessoal que interveio com afinco e ilusão no projeto, se realizou com resultados para lá de satisfatórios, o ansiado voo de prova, a cargo do piloto fundamental ao projeto, Cap. Av. Javier García Soruco, exímio aviador da bizarra especialidade de caça; embora o voo tivesse durado somente dois minutos, teve a virtude de demonstrar objetivamente que estava em condições de operar com segurança e normalidade.

O histórico 14 de abril de 1993, diante de um generoso público composto por autoridades militares, representantes da imprensa e o pessoal da instituição, o Lancair 360, ao qual se denominou “Huayna” FAB-X02(1) decolou da pista principal do Aeroporto Internacional de El Alto, seguido de um “avião enfermeiro”, no qual tiveram a oportunidade de embarcar alguns jornalistas ansiosos por cobrir o sensacional voo.

O “Huayna” , ao comendo do Cap. Javier García Soruco e o Cap. Eng. José Luis Murillo Pacheco, voou majestosamente pelos ares diante da inocultável falatório de todos que se deram ao projeto na plataforma do Grupo Aéreo de Caça “31”. A aeronave cruzando graciosamente os diáfanos céus de El Alto, não só realizou várias passadas sobre o público, como também realizou arriscadas manobras acrobáticas que demonstraram ampla e objetivamente a excepcional performance desta aeronave construída em nosso país integralmente por mãos bolivianas e sem assessoramento estrangeiro.

Depois de uma aterrissagem impecável, a aeronave se dirigiu aos prédios do GAC31, aonde se encontrava o entusiasmado público que ovacionou freneticamente os tripulantes.

Este inédito evento de nossas alas militares foi concluído com um ato solene no salão VIP da unidade, onde o Comandante Geral da Força Aérea Boliviana, Gral. Fza. Aé. Fernando Sanjinés Yánez, impôs aos oficiais e suboficiais brilhantemente envolvidos na concretização do projeto, a condecoração “Al Mérito Aeronáutico”, máxima expressão de nossa aviação militar.

Depois de ser provado nos diferentes ambientes de nosso variado território geográfico, por um incidente fortuito e alheio, o venerávell “Huayna”, suscitado no aeroporto “El Trompillo” da cidade de Santa Cruz, o FAB-02 deixou de operar e atualmente se encontra como material de estudo e prática no Politécnico Militar de Aeronáutica da capital do vale.

Como homenagem a esta histórica data, o Centro de Indústria e Aeronáutica da Força Aérea Boliviana “ Cnl. DEMA Renán Julio Calleja”, comemora seu aniversário em 14 de abril.

*O autor é Acadêmico de Número da Academia Boliviana de História Militar.

 Postado por: Mariana Roriz.

Fonte:<http://www.eldiario.net/noticias/2013/2013_04/nt130423/nuevoshorizontes.php?n=2&-hace-20-anios-volo-el-primer-avion-construido-en-bolivia>



Dois terroristas são presos no Canadá


     No dia 22 de abril A Real Polícia Montada do Canadá prendeu Chiheb Esseghaier de 30 anos, e Raed Jaser de 35 anos, acusados de conspirar um ataque terrorista contra um trem de passageiros que liga Toronto a nova York nos Estados Unidos.

    Houve uma cooperação entre as autoridades canadenses, e as autoridades americanas, em especial a Policia Federal dos Estados Unidos (FBI), para investigar o complô terrorista.
De acordo com as autoridades canadenses, os dois não são cidadãos canadense, e recebiam apoio e instruções da Al-Qaeda no Irã .

    O Irã negou qualquer envolvimento no caso. "Nenhum resquício de evidência em relação àqueles que foram presos e acusados foi fornecido, e o Irã é contra qualquer tipo de ação violenta que ponha em perigo vidas”, disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast.
     
     No dia 23 de abril os dois suspeitos compareceram ao tribunal para audiência, mas só permaneceram por alguns minutos. Esseghaier e Jaser ficaram detidos até a próxima audiência em maio.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,canada-policia-prende-2-por-planejarem-ataque-a-trem,1024152,0.htm

sábado, 27 de abril de 2013


Prisão de cidadão Americano na Venezuela


Nesta última semana ocorreram vários fatos relevantes na  venezuelana, desde perseguições políticas até a concretização da semana de vacinação venezuelana na prevenção a diversas enfermidades.
Trataremos então de algo específico que parece pequeno, mas como hoje pouca coisa pode servir de pretexto para conflitos, talvez seja algo importante a ser destacado.
Dia 24 de abril, o norte americano Tracy Thymoty Hallet foi detido em um aeroporto venezuelano, sobre a alegação de ser um espião e também de estar envolvido nos conflitos promovidos pela oposição ao governo, já mencionado aqui mesmo no Blog.
Na audiência de apresentação que prosseguiu após sua apreensão, ele contou com o apoio de seus advogados e também de um tradutor juramentado. Ressalvasse nas notícias veiculadas na Venezuela que todo o procedimento foi respaldado de acordo com o Código Penal e a Lei Orgânica Contra a Delinqüência Organizada e Financiamento ao Terrorismo e que se trata de um procedimento da Agência de Inteligência Venezuelana.
Segundo o presidente Nicolás Maduro o cidadão norte americano fazia parte de um plano para desestabilizar o país. Porém essa notícia não repercutiu positivamente nos Estados Unidos, como era de se esperar, o jornal The New York Times, em sua edição online, fez uma matéria que se refere a esse acontecimento, declarando que o Senhor Thymoty é inocente e estava somente fazendo um documentário, que como este se tratava da divisão do eleitorado, deveria também entrar em contato com a oposição.
No ultimo post, foi escrito que possivelmente em âmbito político o governo de Maduro seria semelhante ao de Chávez, esse fato pode servir de ratificação a existente demanda de rechaço à Intervenção Norte Americana na América Latina, até porque desde a morte de Hugo Chávez, várias foram as posições anti-Estados Unidos tomadas pelo governo, desde a expulsão de dois adidos militares norte americanos (também sob a alegação de eles estava tentando desestabilizar o país), até as declarações de que a morte de Chávez foi algo articulado pelo vizinho do Norte.
É difícil prever o que tudo isso significará a longo prazo, mas é claro que causa um desconforto político. Como os assuntos econômicos têm sido à base de muitas relações, talvez, isso não seja levado tão em conta, visto que os dois países são parceiros comerciais e de um produto muito necessário ao status dos Estados Unidos, porém como a opinião publica sempre foi muito relevante, fatos como esses podem abrir feridas que solicitarão pulso firme por parte dos Estados Unidos. 
Por: Anna Lídia Estrela Costa


domingo, 21 de abril de 2013

Política Internacional na Colômbia



Mais uma vez as FARC ganha a atenção da Colômbia, dessa vez agora por causa da Guiné-Bissau e Estados Unidos. Segundo acusação dos norte-americanos o país africano teria negociado com as FARC uma negociação em que haveria uma troca: o país venderia às FARC uma remessa de mísseis antiaéreos, ainda armazenariam em seu território carregamentos de drogas exportados pelas FARC. O acusado de ser idealizador do plano está impedido pela ONU de deixar o país por estar, possivelmente, envolvido com o golpe de estado que derrubou o ultimo governante da Guiné-Bissau. Outro fato que tomou a atenção dos colombianos foi a reunião da Unasul com o intuito de reconhecer ou não Nicolas Maduro como novo presidente da Venezuela, e embora a Colômbia apoiasse uma recontagem, Argentina e Bolívia se opuseram. Nas eleições da Venezuela, só foram contabilizadas 54% das urnas, conforme a lei. Juan Manuel Santos afirmou que a supervisão da contagem é um direito do cidadão, e a única maneira legal de contar todos os votos.

Paulo Henrique Santos

Atentado em Boston: Irmãos Tsarnaev, planejavam futuros ataques



O Atentado na Maratona de Boston, resultou na morte de 3 pessoas e mais de 180 ficaram feridos no dia 15 de Abril, vítimas de duas explosões causadas por bombas caseiras. Entre as vítimas mortais, uma criança de oito anos de idade e duas jovens. A polícia de Boston durante a operação na caça pelos suspeitos fez apelo a população de toque de recolher para garantir a segurança, portanto, as cidades ficaram desertas. Dois policiais envolveram-se no confronto com os suspeitos, um baleado e outro morto. Na noite de Quinta (18) foram identificados os irmãos Tsarnaev originários do Cáucaso Russo. A perseguição se tornou próxima quando houve uma chamada para verificar um roubo de carro pelos suspeitos, a busca demorou, porque os irmãos utilizavam bombas caseiras para despistar os policiais. No confronto direto o suspeito mais velho chamado Tamerlan Tsarnaev de 26 anos foi morto, por não resistir aos ferimentos causados por balas e explosões. Depois de 20 horas de perseguição e uma hora de cerco o segundo suspeito, o irmão mais novo, Dzhokhar A. Tsarnaev de 19 anos foi encontrado escondido dentro de um barco, consciente, mas, em estado grave. Após a captura, o chefe da polícia de Boston Ed Davis neste Domingo (21) acredita que os irmãos planejavam outros ataques, devido às algumas bombas caseiras espalhadas por Boston e pela suspeita do carro roubado pelos irmãos aonde foram encontrados os artefatos explosivos. A operação da polícia americana continua na busca de mais suspeitos para evitar a continuação do planejamento de futuros ataques dos irmãos ou novos atentados.




Corrupção no Canadá


Quebec a província onde o francês é a primeira língua também é a província mais corrupta do Canada. Foi descoberto um esquema envolvendo a máfia, empresas de construção e o governo. Como se não bastasse esse esquema. O ex primeiro ministro do Quebec Jean Charest já se envolveu em outros escândalos como um envolvendo as creches, com superfaturamentos. É fato de que no Quebec uma estrada custa 30% mais para ser construída do que no resto do Canada inteiro. Isso acontece porque 14 empresas quebequenses detém o “monopólio” da construção de obras governamentais.  Quando outra empresa ganha a licitação seu dono é ameaçado pela máfia e acaba desistindo da empreitada e talvez pare até de concorrer nas licitações,  tem inclusive uma ligação que foi gravada pela polícia onde o dono de uma empresa que tinha ganho uma licitação para fazer obras na Universidade du Quebec recebe ameaças da máfia. O responsável que o ameaçou já se encontra preso.
  Isso mostra quem a corrupção não está presente só no Brasil, existe corrupção no Canadá e em países de primeiro mundo porém existe bem menos que igual no Brasil e quando são culpados são presos por anos e pagando multas. Sem contar que as leis são mais severas comparadas as do Brasil.

Fonte: http://www2.macleans.ca/2010/09/24/the-most-corrupt-province/


Ministro da Educação Chileno é destituído por denúncia de omissão.

O Ministro da Educação do Chile, Harald Beyer, foi destituído do cargo por denúncia de omissão. A saída do ministro foi aprovada no Senado por 20 votos a 18.

De acordo com a legislação chilena, a aprovação leva à destituição do cargo e Beyer fica impedido de exercer funções públicas por cinco anos. Na opinião de Andrés Allamand, candidato a presidente da Republica do Chile, acredita que isso foi uma injustiça.

O ministro foi denunciado por suspeita de participação nos lucros envolvendo o ensino superior no Chile, como as acusações não foram averiguadas pelo Ministério da Educação, houve interpretação de omissão por parte do parlamento.

O povo chileno há algum tempo vêm se mobilizando em defesa do ensino superior público de qualidade, mesmo com as manifestações o ex-ministro declarou que seguirá trabalhando pela educação.

Palavras de Harald Beyer: "Quero que aqueles que me acusam mostrem suas caras, pois essa denúncia ficará na história como injusta", disse o ex-ministro. "O que houve foi uma operação política que faz mal para a educação", ressaltou.


El diário – Cultura/Bolívia 21 de abril de 2013.


PRAÇA VILLARROEL SERÁ CENÁRIO DE III FESTIVAL INTERCULTURAL


Desde o dia 11 de abril, as comunidades das vinte províncias se deram a tarefa de selecionar as melhores danças e expressões culturais nativas de suas regiões, com o propósito de revalorizar o legado cultural dos povos, disse o encarregado do Patrimônio Não Material do Governo de La Paz, Néstor Araujo.

No departamento de La Paz são identificadas mais de 100 danças, entre elas estão: El Inka, Chixis, Chunchus Sikuris de Julitaya e outras.

O objetivo dessa terceira versão do festival, é a busca pelo fortalecimento das províncias, através da dança e da música nativas, além do mais se pretende identificar danças a muito esquecidas.

“O propósito é revalorizar a identidade cultural, La Paz é um dos lugares com maior diversidade cultural e assim dar espaço à expressão artística musical de comunidades indígenas originárias, como também identificar possíveis processos de declaração patrimonial, visto que várias danças já foram declaradas como patrimônio departamental e agora possivelmente vamos identificar outra”, disse Araujo.

A primeira versão do festival se realizou na gestão de 2011, com a participação de somente três províncias e foram reconhecidas as províncias de Pacajes, com a dança Karwawatis, Bautista Saavedra com Kallawayas e Gualberto Villarroel com Sikureada.

Notícia postada por: Mariana Roriz. Retirada do jornal boliviano El Diario.





El Diario – Bolívia 21 de abril de 2013.




                         BOLÍVIA BUSCARÁ CIDADANIA PLENA NA ARGENTINA

         Bolívia começará negociações com o Mercado Comum do Sul (Mercosul) na segunda 29 deste mês, em Montevidéu, com a finalidade de obter a cidadania plena para seus habitantes na Argentina, anunciou o vice-ministro de Comércio Exterior e Integração, Pablo Guzmán.

          A autoridade argumentou que os imigrantes terão proteção no trabalho porque muitas vezes são explorados nestes países por empresários inescrupulosos.

Segundo dados não oficiais, residem atualmente cerca de um milhão de bolivianos na Argentina. O Comitê de Política Internacional e Proteção ao Imigrante da Câmara dos Deputados calculou que no Brasil residem cerca de 200.000 bolivianos, de acordo com estimativas do ano passado.

Cabe lembrar que o país firmou o protocolo adicional de ingresso no Mercosul em dezembro passado, na cúpula de presidentes dessa organização realizada no Brasil.

Guzmán ainda acrescentou que “a Bolívia tem milhões de cidadãos bolivianos no Mercosul e nossa obrigação é zelar por eles. Quando ingressarmos de maneira plena no Mercado Comum do Sul (Mercosul) estaremos trabalhando temas como a cidadania plena dos bolivianos na região”.

O que se pode perceber através de tal notícia, é uma tentativa desesperada do governo boliviano de ajudar de alguma forma os seus nacionais. Já é conhecida internacionalmente a situação precária que os trabalhadores bolivianos vivem em alguns países, principalmente Brasil e Argentina.

Na esperança de alcançar uma vida melhor, ou até mesmo na maioria das vezes, fugindo da fome, esses bolivianos chegam a grandes metrópoles de países vizinhos, como São Paulo e acabam virando prisioneiros escravizados.

Prisioneiros porque chegam ao país em situação ilegal e temem sofrer algum tipo punição por parte do governo, como deportação ou até mesmo prisão.
E escravizados, porque se aproveitando do constante medo dessas pessoas, muito empresários que querem expandir seus negócios, fazem uso dessa mão-de-obra estrangeira ilegal, que é extremamente barata, pois eles podem pagar da maneira que quiserem, se pagarem.

É uma situação que não pode ser prolongada muito mais. O Mercosul deve estudar tal proposta com bastante cautela, pois a questão é muito delicada. Estamos falando de escravidão em pleno século XXI. Uma organização respeitada como é o Mercosul, além de ter o lado comercial bastante organizado, precisa lutar contra injustiças também. Isso fará com que a organização tenha maior legitimidade, será vista com mais seriedade pelos outros e como consequência devido à sua reputação, outros países se interessarão em aderir à mesma.

Por: Mariana Roriz.