Venezuela, um país armado
A Venezuela é um dos países da América do Sul que mais importam armas em geral. O maior exportador deste produto para o país é a Rússia, importante parceira comercial e política da Venezuela. Em 2009 a Rússia disponibilizou crédito para a compra de armas no valor de 2,2 bilhões de dólares (valor que vem crescendo a cada ano), à época o então presidente venezuelano Hugo Chávez, alegou que a compra destes artefatos era de suma importância para defender o país e seu petróleo de possível ataque norte americano. Não satisfeitos existe entre os dois países uma cooperação para o desenvolvimento de energia atômica, justificado por se tratar de um desenvolvimento necessário para que o País não esteja atrás, em desenvolvimento nuclear de formar pacífica, do Brasil e da Argentina.
Em 2012, em notícia veiculada pelo jornal o Estado de São Paulo, na web, dia 13/03/2013, na pesquisa feita pelo Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo o País foi o primeiro lugar na América Latina em importação de armas, o Brasil ficou em segundo, e na lista geral, a Venezuela está em 18º lugar.
No entanto, existe aqui um paradoxo. O governo a algum tempo vem propondo a população que parem de comprar armas, em 1º de junho de 2012, nã mais como uma "sugestão", foi proibida a venda de armas para a população civil por um ano. Isso porque o país está em outro Ranking, o dos países onde ocorrem mais homídios do Continente. Só para acompanhar as estatísticas nove a cada 10 pessoas que foram assassinadas em 2010, dentre o total de 14.000 pessoas, morreram baleadas.
Fontes: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,venezuela-lidera-em-compra-de-armas-,1010327,0.htm>
<http://internacional.elpais.com/internacional/2012/06/01/actualidad/1338542574_088241.html>
Anna Lídia Estrela Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário