domingo, 31 de março de 2013



Chile defenderá com toda força sua soberania

O governo chileno especifica que todas as ações de seu país estarão sempre de acordo com o que estabelecem os tratados e as leis internacionais. A declaração feita anteriormente foi dada no Palácio de La Moneda, pelo Ministro de Relações Exteriores, Alfredo Moreno, horas depois do presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciar que dará inicio a um processo contra o Chile no tribunal Internacional de Haia, na busca de recuperar o acesso ao Oceano Pacifico.

Afirmou ainda, o então presidente do Chile, Piñera durante seu discurso, onde ele disse que a reivindicação da Bolívia não tem fundamento, tanto no âmbito histórico quanto no âmbito jurídico. O governo chileno também declarou que o tratado firmado em 1904, tratado esse que previa o encerramento da Guerra entre as nações e delimitava fronteiras, tal tratado foi ratificado pelos países em questão.

O período de (1879-1883) ficou conhecido como a Guerra do pacifico, confronto que resultou para a Bolívia uma perda de 400 quilômetros de costa e 120 mil Km² de superfície. Como as relações diplomáticas entre os países não são boas desde 1962, o governo bolivariano não esta contente com o governo chileno, segundo o governo bolivariano, os chilenos ignoram os vizinhos há mais de 134 anos.

Em discurso feito pelo presidente do Chile, Piñera ele disse: “Frente a eventuais processos que a Bolívia possa abrir em tribunais internacionais, o Chile e seu povo defenderão com toda a força da união nacional, a história e a verdade seu território, seu mar, seu céu e também sua soberania".

Contudo, o governo chileno ressalta que o tratado firmado por ambas as partes está vigente, e que o governo não abrirá mão de sua soberania.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2013/03/23/chile-defendera-com-toda-a-forca-sua-soberania-diz-pinera.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário