domingo, 2 de junho de 2013



Bolívia - Cultura    
               LUXUOSA ENTRADA DESLUMBROU COM SUA ARTE E FÉ

A luxuosa entrada do Senhor Jesus do Grande Poder que aconteceu no sábado 26-05 e que deslumbrou pelo colorido intenso de suas fantasias e a cadência rítmica do folklore boliviano teve, pelo menos, 64 figurantes inscritos e uma participação de mais de 35 mil dançarinas que, com sua fé e devoção percorreram os oito quilômetros de um intrincado curso e cumpriram sua promessa diante da imagem sagrada do Festival dos Andes.
Tanto dançarinos, quanto espectadores que estavam em número superior a 700.000 pessoas, suportaram as contingências do variável clima de planalto boliviano, com um intenso sol pela manhã, tempo nublado e chuva pela tarde, para terminar com temperaturas muito baixas pela noite. A Festa do Grande Poder, como se chama comumente, se manteve em curso sobre a calçada.
Desde o início, as autoridades de trânsito e do governo municipal, organizaram o fluxo de veículos que ficou parcialmente parado em especial no centro urbano. Contudo, o serviço de transporte público não foi suspenso, em especial, de e até a cidade de El Alto.
As fraternidades iniciaram sua jornada a partir das seis da manhã do sábado,começando na área do Cemitério Geral, descendo pela Garita de Lima, Vicente Ochoa, Max Paredes, Buenos Aires, para chegar às portas do Santuário do Senhor Jesus do Grande Poder e continuar pela Itlampu, Pando, Montes, Avenida Mariscal Santa Cruz, Camacho, Simón Bolívar, e finalizar no Parque Roosevelt da área de Miraflores.
De alguma maneira se apresentaram uma série de dificuldades, que foram qualificadas como muito naturais, pois a festa andina concentrou a maior quantidade de pessoas na qualidade de espectadores, devotos e curiosos, enchendo as ruas de gente no centro urbano de La Paz.
O comandante de trânsito, Ramiro Venegas, disse que desde as primeiras horas do sábado se procedeu ao corte de rotas e se implantou os controles de segurança para evitar que condutores em estado de embriaguez circulassem pelas ruas.

Postado por: Mariana Roriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário